Bolsas da Europa sobem com apostas em corte de juros pelo Fed
Os principais índices acionários europeus encerraram a quarta-feira (4) em alta, com o aumento nas expectativas por cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed) em dezembro, e com os investidores atentos à votação de desconfiança na França.
O índice Stoxx 600 avançou 0,37%, a 517,45 pontos, o DAX, de Frankfurt, escalou 1,08%, a 20.232,14 pontos, e o CAC 40, de Paris, subiu 0,66%, para 7.303,28 pontos. Na contramão de seus pares, o FTSE 100, da bolsa de Londres, caiu 0,28%, para 8.335,81 pontos.
O índice ISM de serviços dos Estados Unidos caiu em novembro e ficou abaixo das expectativas, aumentando a confiança em um corte de juros pelo Fed em dezembro, enquanto a expectativa também é por um corte pelo Banco Central Europeu (BCE).
Mais cedo, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que a perspectiva para a economia da zona do euro é cada vez mais incerta em meio a ameaças crescentes ao comércio internacional, enquanto a inflação diminuirá no ano que vem após um breve aumento. Ainda hoje, o presidente do Fed, Jerome Powell, fará comentários sobre a economia americana.
Por fim, o governo francês enfrenta um momento crítico, enquanto o Parlamento vota uma moção de desconfiança contra o primeiro-ministro Michel Barnier. “A preocupação imediata se concentra na aprovação do Orçamento”, diz o analista do IG, Chris Beauchamp.
Segundo ele, a instabilidade política já desencadeou volatilidade nos mercados franceses, com o CAC 40 mostrando fraqueza significativa nas últimas semanas. O setor bancário, particularmente sensível à instabilidade política, tem mostrado sinais de estresse.
*Com informações do Valor Econômico