Bolsas da Europa recuam com preocupações por políticas de Trump e antes de dados
As bolsas da Europa operam em sua maioria em queda nesta segunda-feira, em meio a preocupações contínuas sobre o impacto das políticas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na economia da região, em uma semana cheia de indicadores econômicos relevantes.
Por volta das 8h, o índice Stoxx 600 perdia 0,11% a 502,57 pontos, o FTSE 100 de Londres subia 0,24% a 8.083,30, o Dax de Frankfurt recuava 0,04% a 19.200,80 e o CAC 40 de Paris recuava 0,04% a 7.266,62 pontos.
As tarifas propostas pelo presidente eleito dos EUA sobre produtos podem prejudicar o comércio internacional e trazer a ameaça de maiores pressões inflacionárias, disse o presidente do Bundesbank, o banco central da Alemanha, Joachim Nagel.
As bolsas europeias começaram a semana com uma nota ligeiramente cautelosa em meio a um dia tranquilo na frente de dados, diz o IG, em relatório. Ao longo da semana, serão divulgados os números de inflação do Reino Unido e a leitura final do índice de preços ao consumidor da zona do euro.
Além disso, vários formuladores de políticas do banco central, incluindo a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, devem fazer comentários, e os investidores buscarão pistas sobre se o BCE anunciará outro corte de juros em dezembro.
*Com informações do Valor Econômico