Economia

Bolsas da Europa fecham em queda após inflação acima do esperado na zona do euro

Os principais índices acionários europeus fecharam em queda expressiva após a inflação acima do esperado na zona do euro aumentar as expectativas por um corte menor nos juros pelo Banco Central Europeu (BCE), e com a temporada de balanços no radar.

O índice Stoxx 600 fechou em baixa de 1,27%, a 505,02 pontos. O DAX de Frankfurt recuou 0,93% a 19.077,54 pontos. O FTSE, da bolsa de Londres, teve queda de 0,61%, para 8.110,10 pontos. Já o CAC 40, de Paris, caiu 1,05%, para 7.350,37 pontos.

A taxa de inflação da zona do euro acelerou para 2,0% em outubro, de 1,7% em setembro, e ante o consenso de economistas de 1,9%. “A tendência de queda surpreendentemente forte dos últimos meses foi interrompida por enquanto”, diz o economista do Commerzbank, Vincent Stamer.

“A inflação provavelmente continuará a subir até o final do ano. O BCE não será dissuadido de seu curso e cortará as principais taxas de juros em 0,25 ponto percentual em dezembro”, afirma Stamer, em relatório.

Além disso, os investidores seguem acompanhando a temporada de balanços. As ações da AB InBev caíram 5,86% e as da TotalEnergies recuaram 7,68%, após resultados financeiros trimestrais decepcionantes.

Por outro lado, as ações do banco Société Genérale avançaram 11,71% em Paris em meio a sinais de recuperação no varejo francês, e os papéis da Shell subiram 2,41% depois de superar as expectativas no terceiro trimestre.

*Com informações do Valor Econômico

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo