Bolsas da Europa caem com decisão de juros do BCE no radar
Os principais índices acionários europeus encerraram a terça-feira (10) em queda, após oito sessões de ganhos, com foco na decisão de política monetária desta semana do Banco Central Europeu (BCE), bem como nos dados do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos.
O índice Stoxx 600 anotou queda de 0,52%, a 518,49 pontos, o DAX, de Frankfurt, recuou 0,08%, a 20.329,16 pontos, o FTSE 100, da bolsa de Londres, perdeu 0,86%, para 8.280,36 pontos, e o CAC 40, de Paris, cedeu 1,14%, para 7.394,78 pontos.
“O BCE deve cortar sua taxa de depósito em 0,25 ponto percentual na quinta-feira”, diz o CMC Markets, em relatório. “Cortes nas taxas de juros na zona do euro contribuíram para um euro mais fraco, particularmente em relação ao dólar.”
Os dados revisados do CPI da Alemanha não trouxeram nenhuma mudança ante os números publicados anteriormente, com avanço de 2,2% em novembro em base anual, acelerando após a alta de 2,0% de outubro.
Além disso, os dados de inflação nos Estados Unidos, que serão divulgados amanhã, podem influenciar a decisão da semana que vem do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). Por fim, a situação fiscal da França segue no radar, em meio a preocupações com a dívida pública do país.
*Com informações do Valor Econômico