Binance lista duas criptomoedas, causando altas de 320% e 2.090%
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou a listagem de duas criptomoedas nesta segunda-feira (11). Enquanto uma delas opera em alta diária de 320%, a outra sobe 2.090% no mesmo período.
Embora as listagens da Binance sempre tenham um grande impacto nos projetos, valorizações desse tamanho são incomuns e mostram quão empolgado o mercado está com a alta do Bitcoin, que hoje ultrapassou a marca de US$ 85.000.
No entanto, nem tudo são elogios. Alguns nomes da indústria acusam a corretora de estar “criando um mercado de memecoins insustentável para seu próprio benefício”.
Binance lista duas criptomoedas em sua plataforma e causa altas
A primeira criptomoeda listada pela Binance foi a Act I : The AI Prophecy (ACT), um token na rede Solana. Tratando-se de uma memecoin, não há muito o que dizer sobre o projeto, que tem foco em Inteligência Artificial e compete com outros nomes como Goatseus Maximus (GOAT).
Independente disso, a ACT subiu 2.090% nesta segunda-feira (11) após a listagem na Binance. No momento desta redação, a memecoin apresenta o melhor desempenho diário de todo mercado.
A segunda criptomoeda listada pela Binance também é uma memecoin na rede Solana, a Peanut the Squirrel (PNUT). Embora com ganhos mais modestos, de 320%, a moeda também aparece entre as que mais subiram no dia.
O projeto foi criado após o governo americano sacrificar um esquilo resgatado por um cidadão e que virou sucesso nas redes sociais. Na semana passada, até mesmo Elon Musk comentou sobre a morte do animal, aumentando a exposição ao caso.
Segundo a corretora, ambas criptomoedas foram listadas com a “seed tag”, um indicador de que elas podem ser mais voláteis que outros projetos. Depósitos e negociações já estão abertos, retiradas estarão disponíveis a partir desta terça-feira (12).
Binance é criticada por listagem de memecoins
Leonidas, fundador do site Ord.io, aproveitou a listagem das duas memecoins acima para criticar a Binance. Marcando Changpeng Zhao e Yi He, o desenvolvedor acusou a corretora de praticar um esquema de “pump & dump”.
“De fora, parece que a Binance se transformou em uma máquina de “pump and dump” que está prejudicando intencionalmente os investidores de varejo e criando um mercado de memecoins insustentável para seu próprio benefício.”
“Tanto o $ACT quanto o $PNUT, que acabaram de receber listagens no seu exchange, são tokens de baixa capitalização e distribuição ruim, que agora aumentaram tremendamente de valor, apesar de estarem “morrendo” apenas algumas horas atrás”, continuou Leonidas, afirmando que essas moedas são “controladas por um pequeno número de insiders” e que “a Binance então “despeja” [as taxas de listagem] para gerar receita”.
Dear @heyibinance and @cz_binance,
From the outside it appears that @binance has turned into a “pump and dump” engine that is knowingly harming retail investors and creating an unhealthy memecoin market for its own benefit
Both $ACT and $PNUT which just received spot listings…
— Leonidas (@LeonidasNFT) November 11, 2024
No anúncio de listagem, a Binance informa que não houve taxa de listagem, assunto que virou discussão entre CZ, Justin Sun e Brian Armstrong na semana passada. No entanto, Leonidas dá a entender que a corretora recebeu uma parte da oferta dessas duas moedas em questão.
Por fim, o desenvolvedor também aproveita pedir que a Binance liste a memecoin Dog (DOG) que roda no Bitcoin através do protocolo Runes. Tal moeda vem sendo promovida por Leonidas desde seu lançamento.