Investir

BDRs para receber dividendos mensais: saiba como conseguir

Receber dividendos todo mês é a meta de muitos investidores. Mas será que dá para gerar renda passiva mensalmente investindo em BDRs? A resposta é sim. Porém, adiantamos que não é uma tarefa das mais simples. Por quê? A seguir, os especialistas consultados pela Inteligência Financeira explicam os motivos dessa dificuldade, e também como montar uma carteira com BDRs para receber dividendos mensais.

Afinal, vale a pena ter BDRs na carteria?

Diversificação é umas das palavras-chave quando pensamos na elaboração de uma boa carteira de investimentos. Sendo assim, os BDRs podem ajudar – e muito – na composição de um portfólio de qualidade.

“Para uma carteira ser saudável, geralmente, a gente costuma dizer que não se pode colocar todos os ovos na mesma cesta. A diversificação é um um ponto muito forte para qualquer portfólio. Então, principalmente para quem está no Brasil, investir em BDRs é uma excelente opção. Isso porque o investidor que tem BDRs está fazendo diversificação em vários pontos bem relevantes, entre eles, está o fato de estar investindo em uma região diferente. Nesse sentido, se um país vai bem e o outro vai mal, eles podem se equilibrar”, explica Lucas Sigu Souza, gestor de investimentos e sócio-fundador da Ciano Investimentos.

De acordo com o especialista, no caso de BDRs de empresas americanas, é grande a chance de você encontrar companhias com tecnologias que o Brasil não possui. “O fato de estar em um país de cultura diferente em relação a crédito já é uma boa diversificação. E também com relação de já estar automaticamente investindo em dólar”, afirma Souza.

Isso porque os BDRs são precificados com o valor da ação nos EUA – caso ela seja uma empresa americana. “Os BDRs são multiplicados pelo dólar, ou seja, se a ação caiu, mas o dólar subiu, podemos dizer que esse BDR está estável”, diz o gestor de investimentos.

Investir em BDRs que pagam dividendos é uma boa estratégia?

Na avaliação de Lucas Sigu Souza, se o investidor se interessa por dividendos, ele pode formar uma boa carteira com os BDRs. “Porém, o investidor deve entender que, principalmente se esses BDRs forem de empresas americanas, e mesmo que sejam europeias ou japonesas, os dividendos normalmente são menores do que no Brasil”, pontua o especialista.

Isso ocorre porque, em países mais estáveis, nos quais a possibilidade de falência das empresas é menor, as ações já estão muito precificadas, segundo Souza. “Isso faz com que o dividend yield, que é o valor do dividendo dividido pelo preço da ação, seja muito pequeno”, salienta o gestor de investimentos.

Assim, o dividend yield no ano das principais empresas americanas gira em torno de 1,5% a 2%. “Então, via de regra, o investidor precisa ter muito dinheiro para poder realmente viver dos dividendos de BDRs”, conclui Souza. Por outro lado, no Brasil, há empresas que pagam até 20% do preço da ação de dividendo, de acordo com o especialista.

Afastar o risco local

Na avaliação de Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, “quando a gente pensa em BDR ou investimentos em ações na Europa, nos Estados Unidos ou na Ásia, devemos pensar mais em diversificar e tirar o risco aqui do Brasil, e não pensar tanto assim na questão de dividendos”.

“É claro que, se a empresa vai bem e paga dividendos, é excelente. Porém, a principal motivação para se ter esses recursos seria para você não sofrer como agora no Brasil, em um ano em que que as bolsas externas vão fechar com altas consideráveis e o Ibovespa vai fechar em queda, pelo menos até o momento. É um ano bem difícil por aqui, ao contrário do resto do mundo”, ressalta Cruz.

BDRs que pagam dividendos

De acordo com Lucas Sigu Souza, o investidor não deve considerar como uma grande oportunidade os BDRS que pagam dividendos mensais. Ele explica:

“São raríssimas as empresas que pagam dividendo mensal. Os EUA têm uma prática interessante. Por lá, é quase certo que as empresas paguem dividendos a cada três meses. E isso vale inclusive para os fundos de investimento imobiliário americanos, os Reits (Real Estate Investment Trusts). Então, o investidor não deveria estar buscando como prioridade BDRs que pagam dividendos mensais, mas, sim, organizar sua carteira para que os dividendos trimestrais sejam suficientes para ele conseguir pagar as contas”. 

Empresas para montar um portfólio que pague dividendos mensais

O gestor de investimentos e sócio-fundador da Ciano Investimentos cita quatro empresas estruturadas e consolidadas nos Estados Unidos que são boas pagadoras de dividendos e estão listadas como BDR aqui no Brasil:

  • Lowe’s (BDR LOWC34)
  • Home Depot (BDR HOME34)
  • Microsoft (BDR HOME34)
  • Starbucks (BDR SBUB34)

Por fim, Souza dá um conselho para aqueles que fazem questão de contar com dividendos mensais:

“Se você fizer uma boa composição de algumas empresas, cada uma tem o seu trimestre. Então, pode acontecer de o investidor conseguir estruturar para que todo mês uma das companhias pague o dividendo trimestral e ele force um dividendo mensal fazendo uma composição de carteira. Aí sim ele vai ter um bom portfólio de dividendo mensal, mas não buscando apenas uma única ação que pague todos os meses”.

Pensando em BDRs que pagam dividendos, Gustavo Cruz cita ainda empresas petroleiras e bancos, entre eles, os seguintes:

  • HSBC (BDR H1SB34)
  • Ecopetrol (BDR E1CO34)
  • Lloyds Bank (BDR L1YG34)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo