Bancos e Serasa promovem mutirões de renegociação de dívidas
Bancos, órgãos de defesa do consumidor e birôs de crédito estão com mutirões abertos para renegociação de dívidas de diferentes naturezas.
O Feirão Serasa Limpa Nome começou na última segunda-feira (28). Nesta sexta (1º), também teve início o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons.
Feirão Serasa Limpa Nome
O feirão do Serasa reúne mais de 1.000 empresas e permite a negociação de dívidas de empresas de varejo, bancos, telecomunicação, água, energia, entre outras com descontos de até 99%. O processo pode ser feito diretamente pelo site ou aplicativo da Serasa.
Ao longo do mutirão, o feirão disponibilizará mais de 550 milhões de ofertas para negociação com descontos e parcelamentos personalizados.
Consumidores que têm mais de uma dívida podem reunir débitos em uma única forma de pagamento – ou seja, o consumidor pode escolher uma data de vencimento unificada e quitar todas as dívidas em um único boleto ou em uma mesma chave Pix.
O feirão vai até 29 de novembro.
Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira
Durante a ação, os bancos participantes estão oferecendo parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua política de crédito.
Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia, nem dívidas prescritas.
É possível consultar a relação de bancos participantes no site do mutirão. Já as dívidas podem ser consultadas no Registrato, sistema do Banco Central. As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais ou pelo portal Consumidor.gov.br.
O mutirão vai até 30 de novembro.
*Com informações do Valor Econômico