Alemanha apreende caixas eletrônicos de Bitcoin e criptomoedas
O BaFin, autoridade da Alemanha que fiscaliza o setor financeiro, apreendeu 13 caixas eletrônicos de Bitcoin e outras criptomoedas nesta terça-feira (20). Segundo a nota compartilhada, as máquinas não tinham licença para operar no país.
O país europeu parece ter intensificado a atenção sobre o setor de criptomoedas recentemente. Além da apreensão de 50.000 bitcoins de um site de pirataria de filmes e séries, sendo um dos maiores do mundo, a Alemanha também passou a dar dica de segurança aos investidores.
A operação de hoje parece ser mais um passo nessa direção, mostrando o empenho das autoridades em fiscalizar o setor.
Alemanha confisca 13 caixas eletrônicos de criptomoedas
Em cooperação com o Banco Central da Alemanha e o BKA (uma espécie de FBI alemão), o BaFin (Bundesanstalt für Finanzdienstleistungsaufsicht) realizou uma operação em 35 locais diferentes, apreendendo 13 caixas eletrônicos de Bitcoin. No total, cerca de 250 mil euros (R$ 1,5 milhão) encontrados nas máquinas foram confiscados.
“Os dispositivos apreendidos são operados sem a permissão necessária da BaFin e são frequentemente usados para lavagem de dinheiro.”
“A troca de euros por criptomoedas e vice-versa constitui uma negociação comercial proprietária ou uma transação bancária e, portanto, requer a permissão expressa da BaFin de acordo com a lei (Seção 32 da Lei Bancária Alemã)”, explicou o BaFin, notando que esses caixas eletrônicos não tinham essa licença.
As autoridades notam que os responsáveis pelos equipamentos serão processados pelo Ministério Público e podem enfrentar uma punição de até cinco anos de prisão.
“O requisito de autorização protege a integridade do sistema financeiro e dos consumidores”, escreveu o BaFin.
Há poucos meses, em março, a União Europeia fechou o cerco contra o uso de dinheiro em espécie e criptomoedas, reduzindo limites máximos de pagamentos através desses métodos.
O objetivo, segundo os legisladores, é o combate contra a lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. Conforme a Alemanha faz parte da UE, a operação contra os caixas eletrônicos de criptomoedas pode fazer parte desse avanço.