Aeroporto Santos Dumont estará fechado
Está com viagem programada nos dias 18 e 19 de novembro para o Rio de Janeiro pelo Aeroporto Santos Dumont? Pois então saiba que, com certeza, o seu voo sofrerá alterações ou passará por um cancelamento. Esa movimentação se dará por conta da reunião do Grupo dos Vinte (G20).
O encontro, que acontecerá entre os dias 14 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, irá reunir os chefes de Estado das principais economias do mundo. São eles: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia.
Divulgada nessa sexta-feira (8) pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A pasta disse ainda que atendeu a um pedido da prefeitura do Rio de Janeiro.
Segurança dos chefes de Estado no G20
De acordo com a nota, o motivo para esse fechamento do Santos Dumont se deu por segurança e pela necessidade de restringir o acesso ao entorno do aeroporto. Afinal de contas, nesse período, terão bloqueios das vias para a circulação das autoridades e suas delegações.
Onde fica localizado o Aeroporto Santos Dumont?
O Aeroporto Santos Dumont está localizado no centro do Rio, a 550 metros do Museu de Arte Moderna (MAM Rio), onde, portanto, será realizado o encontro do G20.
G20: como ficam os passageiros que têm voo para o Aeroporto Santos Dumont?
Ainda de acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, os voos comerciais que tem como programação chegar ou sair do Aeroporto Santos Dumont poderão ter a mudança de rota para o Aeroporto do Galeão. Mas isso, claro, vai depender das diretrizes operacionais das companhias aéreas e da capacidade operacional do aeroporto.
Ao longo desse fechamento temporário do Aeroporto Santos Dumont durante o G20, a Anac destaca que as companhias aéreas deverão observar ainda, quanto ao atendimento aos passageiros que terão seus voos cancelados ou alterados, as regras previstas pela Resolução nº 400/2016, que trata das condições gerais do transporte aéreo no país.
Entre as regras previstas está a de que os passageiros deverão receber alertas das alterações com antecedência mínima de 72 horas. Já em situação de cancelamento ou falta de comunicação, poderão ser reacomodados, reembolsados e poderão, se for o caso, escolher outra modalidade de transporte.
E onde fica localizado o Aeroporto do Galeão?
Para você entender, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, encontra-se na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Em nota, o RIOgaleão informou que possui toda a infraestrutura necessária para atender os passageiros que virão do Santo Dumont para lá. Aliás, entre os dias 14 e 20 de novembro, a expectativa é que o aeroporto receba mais de 341 mil passageiros. O que representa um aumento de 76% na comparação ao mesmo período de 2023, e 2.534 voos, um aumento de 121% comparado com 2023.
“A malha aérea sofrerá uma atualização nos próximos dias. Para atender à movimentação, a concessionária reformou o espaço para recepção das delegações. Além disso, reformaçamos as equipes de limpeza, manutenção, além de solicitar frota extra de táxis e carros de aplicativos no período do evento”, disse.
Com informações da Agência Brasil