A B3 vai abrir nos dias da Proclamação da República e da Consciência Negra? Confira o funcionamento da bolsa, bancos e Correios durante os feriados
Após um hiato de cinco meses sem feriados em dias úteis, novembro chega com dois dias de folga para os brasileiros. Nos dias 15 e 20 deste mês, o país celebra o Dia da Proclamação da República e o Dia da Consciência Negra, respectivamente.
Este é o primeiro ano em que o dia 20 de novembro consta no calendário dos feriados nacionais. Até então, a data era reconhecida como recesso em apenas seis estados.
Em dezembro do ano passado, o presidente Lula sancionou o projeto que inclui a data entre as celebrações de todo o território brasileiro.
Já o Dia da Proclamação da República, que celebra o fim da monarquia no país, é comemorado como feriado nacional desde 1949.
Como de costume, os dois feriados podem afetar o funcionamento dos serviços públicos no país. Para você poder aproveitar os últimos feriados em dias úteis antes do Natal, o Seu Dinheiro foi atrás do que vai ou não abrir durante o recesso.
Descanso para os investidores? O funcionamento da B3 no feriado
Os investidores poderão pendurar a gravata tanto no Dia da Proclamação da República quanto no Dia da Consciência Negra. A bolsa brasileira ficará fechada nos dias 15 e 20 de novembro (sexta e quarta-feira, respectivamente), porém haverá negociações nas vésperas e nos dias úteis após os feriados.
“SUCH A LOVELY PLACE…”
Dessa forma, durante as celebrações, ficam paralisadas as transações dos segmentos de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, assim como do mercado de empréstimo de ativos.
A bolsa de valores brasileira também não fará registro de operações de títulos do agronegócio. O mesmo vale para o mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3, no qual não haverá negociação nem registro.
A contratação, compensação e liquidação de operações e movimentação de garantias na Câmara B3 também estarão paralisadas durante os dois feriados. Além disso, não haverá movimentações na Central Depositária de Renda Variável da B3.
Vai ter atendimento nos bancos?
As agências bancárias também ficarão fechadas para atendimento presencial durante os feriados, com retorno das atividades no dia útil seguinte às datas. Dessa forma, haverá funcionamento normal nos dias 18 (segunda-feira) e 21 de novembro (quinta-feira).
Contudo, os bancos não vão funcionar em regiões que possuem outros feriados municipais, como é o caso do Rio de Janeiro, que ganhou novos recessos devido à reunião do G20.
Apesar da paralisação durante as comemorações, as áreas de autoatendimento dos bancos vão continuar disponíveis para realização de transferências e pagamento de contas.
Vale lembrar que os pagamentos, em geral, já são alterados no boleto, com ajustes de datas quando previstos para feriados. Mas, caso as contas de consumo e carnês estejam com vencimento para a sexta-feira (15) ou quarta-feira (20), elas poderão ser pagas no próximo dia útil, sem acréscimo.
A Febraban recomenda que os clientes e o público em geral utilizem os canais digitais dos bancos, que estarão disponíveis mesmo durante o feriado, para maior agilidade.
Como vão funcionar os Correios no feriado
Se você está esperando suas comprinhas chegarem, terá que esperar passar as comemorações. Isso porque os Correios não vão funcionar durante os feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra.
Contudo, as entregas voltam a ocorrer normalmente após os recessos. Assim, as atividades serão retomadas no sábado (16) e na quinta-feira (21).
Já o atendimento nas agências e unidades dos Correios também estará paralisado nas folgas. No entanto, a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) continuará disponível de forma automatizada. As atividades também serão retomadas nos dias 16 e 21 de novembro.