Mercado financeiro

Bolsas da Europa fecham em alta com avanço de bancos e petróleo

Os principais índices acionários europeus encerraram a sexta-feira (1) em alta expressiva, com destaque para os ganhos de mais de 1% nos setores de bancos e de petróleo e gás, após os dados de emprego dos Estados Unidos.

O índice Stoxx 600 subiu 0,11%, a 511,02 pontos, o DAX, de Frankfurt, avançou 0,93% a 19.254,97 pontos, o FTSE 100, da bolsa de Londres, anotou alta de 0,83%, a 8.177,15 pontos, e o CAC 40, de Paris, escalou 0,80%, para 7.409,11 pontos.

No acumulado da semana, o DAX caiu 1,07%, o FTSE recuou 0,87% e o CAC 40 cedeu 1,37%.

Todos os setores encerraram em território positivo, com avanço de 1,95% nos bancos, segundo o índice Stoxx 600, e alta de 1,07% no setor de petróleo e gás. Os preços do petróleo subiram com as notícias de que o Irã está planejando um ataque a Israel nos próximos dias.

Entre os dados econômicos do dia, destaque para o relatório oficial de empregos dos Estados Unidos, o chamado “payroll“. Como o país foi afetado por furacões e greves, o número de vagas criadas em outubro foi de apenas 12 mil, diz o economista do Commerzbank, Christoph Balz. “Mesmo sem esses fatores especiais, os números provavelmente não teriam sido impressionantes”, comentou Balz.

Segundo o economista, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) não estará mais preocupado com pressões inflacionárias motivadas pelos salários, e será mais importante garantir que a parte de pleno emprego de seu mandato seja cumprida. “Continuamos esperando que o Fed corte juros em 0,25 ponto percentual em sua reunião na próxima quinta-feira.”

Além disso, na próxima semana, a expectativa é de que o Riksbank (banco central da Suécia) corte sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual (p.p.), para 3,0%, e de que o Norges Bank (BC da Noruega) mantenha sua taxa inalterada em 4,5%.

*Com informações do Valor Econômico

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo