Campos Neto anuncia aproximação via Pix com o Google
O presidente do Banco Central, Roberto Campo Neto, disse que já está rodando em fase inicial um projeto do Banco Central com o Google para pagamento por aproximação via Pix.
A declaração foi dada em evento realizado em São Paulo nesta quarta-feira (30).
“A gente vem com um produto agora em breve que é o pagamento por aproximação”, disse.
“Do mesmo jeito que você faz o pagamento por aproximação no cartão de crédito, você vai poder fazer por PIX dentro da sua carteira Google”, acrescentou o ainda presidente do BC.
Pix por aproximação: mais parcerias
Dessa maneira, Campos Neto disse ainda que o lançamento amplo para todos os usuários do Pix está previsto para “muito em breve”. Ele no entanto não confirmou a data exata.
Então, a solução está rodando em um projeto piloto.
Esta semana o BC se reunirá com Google para novos anúncios. Assim, Campos Neto espera que outras plataformas sejam acrescentadas ao pagamento por aproximação via PIX.
Números sobre esse tipo de pagamento
Assim, de acordo com o Banco Central, hoje são 800 milhões de chaves Pix registradas no País. São 154 milhões de pessoas que usam o sistema e mais 15,3 milhões de empresas.
Dessa forma, esses números impressionam.
Mas há outros. São mais de 227 milhões de transações em um dia.
Então, apenas no mês de setembro foram 5,5 bilhões de transações. Assim, conclui-se que há um crescimento substancial pois um ano antes esse número era de 3,8 bilhões. É um crescimento de 44%.
Dessa maneira, ainda de acordo com a autoridade monetária, a maior faixa de transações por Pix compreende valores até R4 39,99.