Bolsas da Europa recuam com foco em dados da zona do euro e Orçamento do Reino Unido
Os principais índices acionários europeus encerraram a quarta-feira (30) em queda expressiva, com os investidores avaliando dados econômicos da zona do euro, o Orçamento no Reino Unido e a temporada de balanços.
O índice Stoxx 600 fechou em queda de 1,23%, a 511,62 pontos, o DAX, de Frankfurt, recuou 1,13%, a 19.257,34 pontos, o FTSE 100, da bolsa de Londres, caiu de 0,73%, para 8.159,63 pontos, e o CAC 40, de Paris, perdeu 1,10%, para 7.428,36 pontos.
Os dados mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre, em base trimestral, acelerando após a alta de 0,2% do trimestre anterior. Na Alemanha, a inflação acelerou para 2% em outubro, de 1,6% em setembro.
“Com o crescimento do PIB da zona do euro no terceiro trimestre sendo maior do que as projeções do Banco Central Europeu e, agora, a inflação na Alemanha acelerando novamente, alguns membros do BCE podem começar a duvidar tanto da decisão de corte de taxas de outubro quanto da abertura para cortes de taxas ainda maiores”, diz o ING.
No Reino Unido, o governo apresentou seu Orçamento e revelou planos para aumentar impostos e tomar bilhões emprestados para financiar investimentos. Os investidores apostam que o Banco da Inglaterra (BoE), agora, agirá com mais cautela para cortar as taxas de juros.
*Com informações do Valor Econômico