Petróleo tem ligeira queda com redução de risco geopolítico
Os futuros de petróleo fecharam a terça-feira (29) em ligeira queda, dando continuidade à forte retração de mais de 6%, ontem, à medida que os investidores migram seu foco do risco geopolítico no Oriente Médio para a desaceleração da demanda global.
No fechamento, o petróleo Brent, a referência mundial, caiu 0,42%, a US$ 71,12 por barril, enquanto o petróleo WTI, a referência americana, recuou 0,25%, a US$ 67,21 o barril, ambos com vencimento em dezembro.
Para Yulia Zhestkova Grigsby, do Goldman Sachs, com as quedas recente, o mercado se ajustou e o movimento de baixa dos preços deve ter se encerrado. Segundo ela, com as eleições americanas se aproximando sem um fim dos conflitos no Oriente Médio, a incerteza geopolítica permanece elevada.
Além disso, a oferta líquida de petróleo rastreável, segundo ela, está ficando menor, com previsão de ligeiro aumento de demanda da China e da Europa e uma ligeira queda na produção da Rússia. Por outro lado, a expectativa de que potenciais alívios fiscais, dados pelo governo chinês no congresso do partido nacional, na próxima semana, não terá muito impacto no crescimento da demanda de petróleo.
*Com informações do Valor Econômico