Economia

Inflação deve terminar 2024 em 2,25% e cair para perto de 2% em 2025, diz Williams do Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova York, John Williams, disse nesta quinta-feira (10) que espera que a inflação termine 2024 em 2,25% e fique perto de 2% no ano que vem. “Com base na minha previsão atual para a economia, seria apropriado continuar o processo de mudança da postura da política monetária para uma configuração mais neutra ao longo do tempo”, disse ele em evento na Binghamton University.

De acordo com Willimas, o recente corte de 0,50 ponto percentual (p.p.) nos juros americanos – para o patamar entre 4,75% e 5% – deixou a economia em um lugar mais forte.

Segundo ele, o momento e o ritmo dos ajustes futuros nas taxas de juros serão baseados na evolução dos dados, na perspectiva econômica e nos riscos para atingir as metas da autoridade monetária americana.

“Continuaremos a depender dos dados e sintonizados com a evolução das condições econômicas ao tomar nossas decisões”, disse em discurso disponibilizado no site do Fed.

Com a queda dos juros, Williams projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) real cresça entre 2,25% e 2,5% este ano e atinja 2,25% nos próximos dois anos. Ele também projetou um crescimento na taxa de desemprego, de cerca de 4%, agora, para 4,25% no final de 2024, ficando em torno desse nível no ano que vem.

*Com informações do Valor Econômico

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo