Golpe do iPhone 16 já circulam pela internet; saiba como evitá-lo
Na segunda-feira (9), a Apple realizou o famoso evento anual de lançamento dos produtos da marca. E claro que a atenção ficou voltada para o novo iPhone 16. Aliás, mal o smartphone tinha sido apresentado pelo CEO da empresa, Tim Cook, começaram a surgir falsos anúncios de ofertas. O que leva os usuários ao golpe do iPhone 16.
Portanto, vale saber que os golpistas criam sites piratas que ofertam a chance de a vítima pré-encomendar o celular. E veja só, isso tudo com desconto de quase 40%.
Então, funciona assim: depois de clicar para realizar a compra, os portais falsos pedem que as vítimas passem suas informações de cobrança e envio. E ao preencherem com esses dados, é gerada uma fatura falsa.
Então, os usuários realizam a compra, e claro, o celular não chega à residência. E aí está feito o golpe do iPhone 16, que inclusive não para por aí.
Afinal, com as informações pessoais e bancárias das vítimas, os golpistas podem vender esses dados na dark web.
Golpe do iPhone 16 mostra a agilidade dos fraudadores
De acordo com Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina, os golpistas são rápidos em explorar lançamentos tecnológicos, como esse do smartphone da Apple.
E aí, está feito o golpe do iPhone. “Então é precisamente em momentos como esses que os consumidores devem estar mais vigilantes. Isso porque, os golpistas estão contando com fãs ansiosos baixando a guarda. Portanto, a vigilância é fundamental”, comenta Assolini.
Saiba como evitar o golpe do iPhone 16
Desse modo, Assolini divide com a gente algumas formas de tentar evitar ser vítima de golpes como esses. Veja só!
1. Procure pelos canais oficiais
Se você pretende comprar ou encomendar o novo iPhone 16, faça isso apenas em site oficiais de varejistas conhecidas. E, claro, não clique em links de sites desconhecidos ou e-mails promocionais.
2. Desconfie de ofertas com grandes descontos
Geralmente, os golpistas atraem as pessoas com ofertas mirabolantes. Então, se uma promoção parecer boa demais para ser verdade – como um desconto de 40% ou acesso exclusivo à pré-encomenda – provavelmente é uma farsa.
3. Verifique novamente URLs e endereços de e-mail
Afinal de contas, o cibercriminosos montam sites falsos que parecem quase idênticos aos legítimos. Da mesma forma, mantenha a atenção redobrada com e-mails de endereços de aparência não oficial.
4. Não compartilhe informações pessoais
Desconfie de qualquer site ou e-mail que solicite informações confidenciais, como detalhes do cartão de crédito, números de identificação pessoal ou senha do ID Apple. Isso porque, a Apple nunca solicitará esse tipo de informação por meio de e-mails ou links não solicitados.
5. Ative a autenticação de dois fatores
Essa camada extra de segurança torna mais difícil para os golpistas acessarem suas informações pessoais.