Analise

ANP prevê busca de startups de blockchain e inteligência artificial para 2024

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) declarou interesse em uma busca de startups para seu novo programa, inclusive aquelas que trabalham com as tecnologias 4.0, como blockchain e inteligência artificial, por exemplo.

De acordo o programa, NAVE – Programa ANP de Empreendedorismo, os projetos de tecnologia devem ajudar a melhorar o setor de energia no Brasil. E o novo edital deve chegar até o final de 2024, conforme anúncio durante o Fórum de Tecnologia e Inovação da ANP (TIP ANP).

O evento tem como foco promover a troca de conhecimentos e ideias inovadoras entre os principais atores do setor de energia. A 2ª edição do evento aconteceu de 13 a 15 de agosto, durante a Rio Innovation Week, e teve como objetivo incentivar a colaboração entre empresas, academia, agências governamentais e startups para acelerar a inovação tecnológica, fortalecer a sustentabilidade e enfrentar os desafios do setor energético no Brasil.

Os temas discutidos incluíram recursos humanos do futuro, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, startups, transição energética, descarbonização, CCUS e ESG.

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

Novo edital da ANP buscará startups que trabalham com tecnologias, inclusive blockchain e inteligência artificial

A primeira edição do NAVE tem a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) como entidade gestora administrativa e financeira, a partir de acordo de cooperação firmado com a ANP. A publicação do edital está prevista para 2024.

O NAVE ANP visa promover o desenvolvimento de startups nacionais de base tecnológica, induzindo o uso da inovação aberta para a solução de problemas concretos, com o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Ao todo, cinco tópicos são buscados pela ANP no NAVE.

As tecnologias para exploração, produção, refino e descomissionamento estão cada vez mais focadas em soluções que aumentam a eficiência operacional e otimizam custos. Essas inovações visam transformar o setor energético, tornando-o mais competitivo e sustentável.

Na área de segurança energética, armazenamento de energia e fontes alternativas, as soluções tecnológicas estão voltadas para o desenvolvimento de novos combustíveis de baixo carbono, tecnologias híbridas e aumento da eficiência energética.

A transformação digital no setor de energia também está em destaque, com o uso de tecnologias da Indústria 4.0, como Blockchain, IoT e Inteligência Artificial (IA).

Outro aspecto crucial são as tecnologias que impactam o ESG na geração de energia e produção de combustíveis. Soluções que abordam questões ambientais, sociais e de governança estão ganhando espaço, alinhando-se às demandas por sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

Por fim, as tecnologias voltadas para a confiabilidade de sistemas, segurança operacional e proteção ambiental são essenciais para garantir a segurança das operações e proteger a vida humana e o meio ambiente. Tais inovações focam em prevenir acidentes e minimizar os impactos ambientais, assegurando uma operação mais segura e sustentável.

Mesmo sem data para chegar, o edital dará suporte a empresas de base tecnológicas, que poderão ajudar a ANP, autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia no Brasil.



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo