As melhores tortillas de Madrid
A Espanha foi o segundo país mais visitado do mundo em 2023, mostram dados da ONU Turismo. E não é só a história, a música e as praias que atraem os turistas, como também os pratos típicos do país. Assim, preparamos uma seleção de algumas das melhores tortillas de Madrid que você precisa experimentar.
História da tortilla
Primeiramente, no entanto, um pouco de história. Há registros milenares, da época do Império Romano, de pratos feitos à base de ovos batidos. Pois bem, a receita evoluiu ao longo dos anos e deu origem a grandes clássicos da gastronomia mundial, como o omelete francês e a fritata italiana.
Nesse meio tempo, os espanhóis tiveram seu primeiro contato com a batata, um tubérculo de origem americana, na época dos descobrimentos. Ainda no século XVI, começaram os cultivos do alimento no Velho Continente, e, no século XVIII, surgem os primeiros registros da tortilla. De lá para cá, o prato se tornou um dos símbolos da gastronomia espanhola e ganhou várias versões, permitindo a escolha das melhores tortillas de Madrid.
Do que são feitas as tortillas espanholas?
Em linhas gerais, a receita é bem simples. As batatas são cortadas em rodelas finas e fritas no óleo. Depois, os ovos batidos são levados ao fogo em uma frigideira alta e a batata frita é adicionada. É preciso mexer a mistura delicadamente até a parte de baixo da tortilla ficar consistente, depois é preciso virar para alcançar o mesmo ponto do outro lado.
A partir disso, há várias versões de lista de ingredientes, podendo conter cebola, espinafre, chorizo… E o tal ponto da tortilla também varia bastante, desde as mais cozidas e sequinhas, até as que só passam na frigideira para formar uma crosta e se desmancham na primeira garfada.
Então, para descobrir qual é sua favorita e depois tentar repetir em casa, confira algumas das melhores tortillas de Madrid que você precisa experimentar. Ah, e não estranhe, é pra comer com pão mesmo.
Casa Dani, entre as melhores tortillas de Madrid e da Espanha
Pois bem, localizada no bairro de Salamanca, a Casa Dani é uma grande referência quando se trata das melhores tortillas de Madrid, já que foi eleita a melhor de toda Espanha em 2019. E batata e a cebola são confitadas, com segunda quase caramelizando, e a textura é bem cremosa.
Em seguida, um empreendimento do chef transformado em empresário Paco Quirós, o La Primera serve pratos clássicos espanhóis com apresentação moderna. E a localização, na Gran Via, praticamente torna obrigatório um pit stop entre compras. No caso dessa versão das melhores tortillas de Madrid, também temos batata e cebola confitadas, mas a textura é ainda mais cremosa que anterior. Quase desmancha no prato.
No Colósimo, a temperatura da fritura importa
Da mesma forma, o Colósimo é um restaurante em Salamanca com foco em ingredientes sazonais. Os próprios donos do estabelecimento dizem que todas as tortillas que fazem são diferentes. Os clientes adoram a iguaria. Da mesma forma que em outras casas, batata e cebola são fritas em baixa temperatura. E o produto final é igualmente cremoso.
La Ardosa está entre as mais antigas tortillas de Madrid
Por fim, em funcionamento desde 1892 no hoje badalado bairro de Malasaña, a La Ardosa não apenas é uma taberna super tradicional, como é conhecida por ter uma das melhores tortillas de Madrid. Os donos dizem que a receita é a mesma há mais de 40 anos. Apesar de ser cremosa, está entre as mais consistentes da lista. Ah, sim: entre seus ingredientes está cebola.