Bolsas de NY terminam perto da estabilidade à espera da decisão de juros do Fed
Os mercados acionários americanos encerraram o pregão desta sexta-feira (13) sem sinal único e bastante próximos da estabilidade, em uma sessão sem grandes movimentações e novidades no campo dos indicadores econômicos.
Na semana, os principais índices das bolsas de Nova York tiveram perdas, com exceção do Nasdaq, que se saiu bem ao ter apoio das ações de tecnologia, o que levou o índice a superar pela primeira vez a barreira dos 20 mil pontos nos últimos dias, embora não tenha tido fôlego para se manter de forma sustentada acima desse nível.
No encerramento dos negócios, o índice Dow Jones fechou em queda de 0,20%, aos 43.828,06 pontos, após recuar 1,82% na semana; o S&P 500 fechou estável, na sessão, aos 6.501,09 pontos, e teve baixa de 0,64% na semana; e o índice Nasdaq teve alta de 0,12% no dia e de 0,34% na semana, a 19.926,72 pontos.
O mercado espera, agora, a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed) e há uma expectativa relevante em torno de uma redução de 0,25 ponto percentual (p.p.) nos juros americanos na próxima semana. Apesar disso, há, no mercado, a sensação de que o banco central dos Estados Unidos pode começar a “pular” as reuniões e fazer cortes mais espaçados nas taxas de juros a partir do próximo ano, a depender da evolução dos dados de inflação e do mercado de trabalho.
*Com informações do Valor Econômico