Alupar (ALUP11) anuncia recompra de ações: o que isso significa para investidores da empresa de energia elétrica?
Os acionistas da Alupar (ALUP11) podem receber dividendos melhores nos próximos meses. Isso porque a companhia anunciou um programa de recompra de ações que terá duração de 18 meses. Serão adquiridas 3.720.536 units, que representam no total 1,17% do capital social.
As units são um conjunto de diferentes valores mobiliários, agrupados em uma única unidade de negociação. No caso da Alupar, cada unit representa uma ação ordinária e duas ações preferenciais.
No momento, a empresa tem 151.478.409 ações ordinárias e 303.363.221 ações preferenciais. Não há ações mantidas em tesouraria.
Segundo o comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), as operações serão “suportadas pelo montante da reserva de lucros” da empresa.
Segundo a Alupar, o programa visa a gerar valor para o acionista, através de uma “administração eficiente da estrutura de capital”.
Além disso, os dividendos também podem ser mais “gordos” do ponto de vista dos acionistas nos próximos pagamentos. Com menor número de units em circulação, a empresa irá concentrar o valor dos dividendos e juros sobre capital próprio em um número menor de ações, permitindo que os acionistas recebam uma fatia maior do lucro.
A ação reage com uma leve queda de 0,43%, por volta das 10h30. No acumulado do ano, ALUP11 registra queda aproximada de 4,85%.
Para que serve a recompra de ações?
Existem diversos motivos que levam uma empresa como a Alupar a aprovar um programa de recompras como esse. Entre eles, estão:
- A empresa acredita que suas ações estão baratas ou mal avaliadas pelo mercado;
- A companhia precisa distribuir ações aos executivos como bônus e não quer emitir novos papéis;
- Ela quer gerar valor ao acionista que continua em sua base, apesar da instabilidade do mercado.
Isso porque a recompra é uma das maneiras que uma empresa pode escolher para dar retorno para o seu investidor.
É diferente da distribuição de proventos, por exemplo, que proporciona retorno por meio do pagamento de dividendos e JCP. Caso a empresa opte por cancelar as ações recompradas, o acionista ganha por ficar com uma participação proporcionalmente maior.
Por outro lado, a recompra de ações faz com que os papéis percam liquidez na bolsa, uma vez que menos ações são negociadas.