Empresas

Após criação de joint venture, Ybyrá Capital (YBRA4) assina memorando de entendimento sobre potencial fusão com empresa americana

A Ybyrá Capital (YBRA4) entrou no noticiário recentemente após a criação de uma joint venture nos Estados Unidos com a Petrogoiás, distribuidora brasileira de combustível. O clima norte-americano parece ter agradado a holding brasileira, que assinou um memorando de entendimento (MOU) para uma potencial fusão com uma companhia listada na Nasdaq. 

De acordo com fato relevante enviado à CVM na noite da última quinta-feira (5), a empresa afirmou que celebrou o documento de potencial fusão com a Security Matters (SMX), listada na bolsa de tecnologia norte-americana com o ticker SMX. 

A possível fusão será definida após um processo de due diligence (investigação prévia para avaliar potenciais riscos da transação), comuns a esse tipo de negociação. 

“A fusão é parte do plano da companhia para concentrar seus esforços de busca de liquidez para seus ativos e ter como solução uma empresa listada em uma bolsa americana conectando os ativos brasileiros e americanos em carteira com os principais investidores institucionais globais”, escreve a Ybyrá, no comunicado. 

Ainda segundo o documento, o MOU abrange a possibilidade de troca de papéis entre os acionistas da Ybyrá Capital e da SMX. Esse passo só deve ficar mais claro após o processo de valuation dos negócios, com um laudo de avaliação emitido por profissionais das respectivas empresas e áreas analisadas. 

Vale lembrar que a troca de ações havia sido aprovada em assembleia na última quinta-feira e deve ser aprovada mais uma vez no próximo encontro de acionistas, marcado para o próximo dia 17.

Além de reiterar a proposta, deve ocorrer também o maior detalhamento da operação entre os acionistas.

Falando um pouco sobre a área de atuação e potencial sinergia entre as empresas, a SMX é especializada em soluções avançadas de marcação, rastreamento e verificação, garantindo a autenticidade de um produto e a transparência da cadeia de suprimentos em diversos segmentos.

Do outro lado, a Ybyrá é uma holding de investimentos brasileira com mais de US$ 1 bilhão em ativos sob gestão, atuando nos setores de negociação de commodities, energia, mercado agrícola, mineração, logística offshore, terminal portuário, imobiliário, setor financeiro e PD&I.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo