Haddad sinaliza quando vai apresentar pacote de corte de gastos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na noite de quinta-feira que o pacote de corte de gastos para dar sustentabilidade ao novo arcabouço fiscal será divulgado na segunda ou terça-feira da próxima semana. Esse pacote é prometido desde o início do mês pela equipe econômica.
Dessa forma, o martelo será batido na segunda-feira pela manhã, durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Na segunda pela manhã, nós vamos passar para o presidente a minuta dos atos [do pacote de corte de gastos], que já foram minutados pela Casa Civil. Nós vamos bater com ele a redação de um ou outro detalhe, inclusive o acordo que foi feito com [o Ministério da Defesa]”, afirmou o ministro a jornalistas.
“Ao fim da reunião, nós estaremos prontos para divulgar [o pacote]. Faremos isso na própria segunda ou na terça. È uma decisão que a comunicação vai tomar”, completou Haddad.
Ajuste fiscal de Haddad
O pacote de cortes, conforme mostrou o Valor, vai incluir um projeto de lei complementar para mudar as regras da Previdência dos militares. Entre as mudanças acertadas, estão a perda do direito à pensão de familiares de militares expulsos das Forças. Bem como o aumento da idade mínima para a transferência para a reserva remunerada dos atuais 50 para 55 anos.
Haddad disse que as mudanças na Previdência dos militares devem gerar um impacto fiscal positivo superior a R$ 2 bilhões por ano.
Questionado qual seria o impacto fiscal total do pacote, o ministro apenas respondeu que será o “suficiente para reforçar o arcabouço fiscal”.
Com informações do Valor Econômico