Finanças

saiba o que é e como se proteger

Recentemente, uma nova modalidade de crime tem assustado os brasileiros. É o golpe da CNH. E veja só, essa fraude se dá por meio de mensagens de SMS.

Como funciona o golpe da CNH?

Então, funciona assim: os fraudadores mandam uma mensagem de SMS indicando que a carteira de habilitação está suspensa. E aí, ao clicar no link que está no texto, a vítima entra em sites que imitam as páginas oficiais de órgãos de trânsito, como o Detran.

Dentro desse site, o motorista preenche informações pessoais, como CPF. A partir daí, os criminosos usam esses dados para gerar cobranças via Pix, desviando os valores para contas de laranjas.

Onde o golpe está ocorrendo?

A fraude tem registros em estados como Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Mas todos os brasileiros, claro, devem ficar atentos.

“É de extrema importância que os motoristas tenham a conscientização de que os Departamentos de Trânsito não usam canais não oficiais para enviar notificações de suspensão de CNH. Qualquer mensagem oficial é feita pelos Correios ou outros meios digitais. Mas nunca por SMS”, alerta Francisco Gomes Junior, advogado especialista em crimes digitais e presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais (ADDP).

O que fazer para evitar o golpe da CNH?

Além de ignorar qualquer mensagem via SMS sobre esse assunto, o especialista também aconselha os motoristas a verificarem sempre se as comunicações são autênticas. De que maneira? “Basta acessar diretamente os sites oficiais dos Detrans. Ou, então, entrem em contato com os órgãos responsáveis”, afirma.

E, claro, evite sempre de fornecer informações pessoais em sites desconhecidos ou de clicar em links que não têm nenhum tipo de verificação.

“É preciso reportar para as autoridades competentes qualquer tentativa de fraude. Assim, é possível iniciar as investigações, o que protege as vítimas”, finaliza o advogado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo