Veja funcionamento da B3 no feriado do Dia da Consciência Negra
Os brasileiros mal saíram de um feriado e já se preparam para outro – exceto os cariocas, que estão curtindo um recesso prolongado devido às reuniões do G20. Nesta quarta-feira (20), será celebrado em todo o país o Dia da Consciência Negra.
Este é o primeiro ano em que o dia 20 de novembro consta no calendário dos feriados nacionais.
Até então, a data – que é chamada oficialmente de Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra – era reconhecida como recesso apenas em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.
Em dezembro do ano passado, o presidente Lula sancionou o projeto que incluiu a data entre as celebrações de todo o território brasileiro.
O movimento marcou a primeira criação de um novo feriado nacional em mais de 40 anos. A última folga do tipo foi estabelecida em 1980, quando 12 de outubro virou data comemorativa.
Com o Dia da Consciência Negra entrando para o calendário de recessos, o funcionamento dos serviços públicos no país devem ser afetados. Para você poder aproveitar a última folga antes do Natal, o Seu Dinheiro foi atrás do que vai ou não abrir durante o feriado.
O funcionamento da B3 no Dia da Consciência Negra
Os investidores vão poder curtir o feriado sem grandes preocupações. Isso porque, nesta quarta-feira (20), a bolsa brasileira ficará fechada. Porém, haverá negociações na véspera – ou seja, hoje – e nos dias úteis após o feriado.
Dessa forma, durante a celebração, ficam paralisadas as transações dos segmentos de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, assim como do mercado de empréstimo de ativos.
A bolsa de valores brasileira também não fará registro de operações de títulos do agronegócio. O mesmo vale para o mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3, no qual não haverá negociação nem registro.
A contratação, compensação e liquidação de operações e movimentação de garantias na Câmara B3 também estarão paralisadas durante o Dia da Consciência Negra. Além disso, não haverá movimentações na Central Depositária de Renda Variável da B3.
Na boca do caixa: vai ter atendimento nos bancos durante o novo feriado?
As agências bancárias também ficarão fechadas para atendimento presencial durante o Dia da Consciência Negra, com retorno das atividades no dia útil seguinte à data. Dessa forma, haverá funcionamento normal no dia 21 de novembro (quinta-feira).
Apesar da paralisação durante a comemoração, as áreas de autoatendimento dos bancos vão continuar disponíveis para realização de transferências e pagamento de contas.
Vale lembrar que os pagamentos, em geral, já são alterados no boleto, com ajustes de datas quando previstos para feriados. Mas, caso as contas de consumo e carnês estejam com vencimento para a quarta-feira (20), elas poderão ser pagas no próximo dia útil, sem acréscimo.
A Febraban recomenda que os clientes e o público em geral utilizem os canais digitais dos bancos, que estarão disponíveis mesmo durante o feriado, para maior agilidade.
Como vão funcionar os Correios?
Se você está esperando suas comprinhas chegarem, terá que esperar passar o Dia da Consciência Negra. Isso porque os Correios não vão funcionar durante o feriado.
Contudo, as entregas voltam a ocorrer normalmente após o recesso. Assim, as atividades serão retomadas na quinta-feira (21).
Já o atendimento nas agências e unidades dos Correios também estará paralisado na folga. No entanto, a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) continuará disponível de forma automatizada. As atividades também serão retomadas no dia 21 de novembro.