Ações

Itaúsa (ITSA4) tem pista sobre dividendo com lucro de 3º tri do Itaú

As ações de Itaú Unibanco (ITUB4) e Itaúsa (ITSA4) subiam de mãos dadas no Ibovespa no pregão desta terça-feira (5) à medida em que o bom resultado financeiro do banco reforça a perspectiva otimista para dividendos da holding de investimentos. Analistas destacam que com lucro recorrente de R$ 10,7 bilhões pode haver aumento de repasse de investidores de Itaúsa na forma de dividendos.

As ações preferenciais do Itaú Unibanco (ITUB4) e da Itaúsa (ITSA4) subiram 2,86% e 3,37%, respectivamente. Assim, os papéis nadam na contramão do Ibovespa, que apresentava forte oscilação nesta terça-feira. O Ibovespa fechou estável – alta mínima de 0,01%.

Itaú Unibanco pode reforçar dividendo da Itaúsa no 3º trimestre

A expectativa do mercado é de que o bom resultado do Itaú providencie aumento no repasse de Itaúsa. O CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho, sinalizou pagamento de dividendo extraordinário acima de R$ 11 bilhões em 2025.

A Itaúsa (ITSA4) ainda não apresentou resultados do 3º trimestre aos investidores. A data de divulgação dos números, 12 de novembro, pode revelar um pagamento ainda maior de dividendos do que o esperado.

Conforme Ricardo Salim, analista da Lumi Research, a Itaúsa costuma repassar todo o lucro que vem do Itaú aos acionistas. Como o banco superou em 3% as estimativas de analistas reunidas pela Bloomberg, isso se traduz em um possível aumento de dividendos.

“O repasse de lucro do Itaú aos acionistas via Itaúsa é superior ao que o próprio Itaú está pagando por ação”, diz Salim. Assim, ele lembra que a discrepância entre papéis é rara.

No momento, Itaúsa (ITSA4) e Itaú disputam cabeça a cabeça o primeiro lugar na lista de ações em alta no dia de negociação desta terça.

Um gestor de renda variável comenta que essa correlação entre ações implica em dividendos maiores da Itaúsa.

“A Itaúsa até fez alguns investimentos além do Itaú nos últimos anos e a correlação de ações ainda diminuiu”, diz o executivo.

A Itaúsa também investe em Alpargatas, Dexco, CCR – que já divulgou resultados operacionais do terceiro trimestre – Aegea e Copa Energia. Essas duas últimas têm capital aberto, mas não são listadas em bolsa de valores.

Desconto de Itaúsa (ITSA4) compensa

Do lado da Itaúsa, o lucro do Itaú é um bom presságio para os resultados trimestrais a serem divulgados na semana que vem. Esta é a avaliação de Julio Souza Borba, analista da Benndorf Research.

“A entrega de bons resultados do Itaú vai levar à entrega de bons resultados da Itaúsa”, diz Borba.

O desconto da holding também entra em jogo para a alta do papel, já que é mais barato comprar ações da Itaúsa (ITSA4) hoje do que do Itaú.

“O papel da Itaúsa custa menos para o investidor e ele vai receber mais em dividendos”, diz Salim, da Lumi. “Esse trade off é mais benéfico para o lado da holding“.

Ao mesmo tempo em que espera um aumento de dividendos, Borba sinaliza que o caixa da Itaúsa pode cair, assim como novos investimentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo