banda retorna ao Brasil em 2025; veja datas
“Está chovendo como em Manchester”. A frase é de Liam Gallagher e tem um palavrão no meio omitido pela reportagem que o leitor mais atento consegue descobrir qual é. Era 2006, o mundo e o Brasil eram outros e o Oasis subia ao palco em São Paulo. Palco construído no estacionamento – não dentro – de uma grande casa de espetáculos na zona sul de São Paulo. Não foi o último show da banda britânica, mas foi o mais marcante. Pela chuva, pela energia e por ser o que de mais próximo existe no rock. Agora, o Oasis volta ao Brasil em 2025.
Os shows no Brasil foram anunciados nesta terça-feira (5). Eles ocorrem nos dias 22 e 23 de novembro do ano que vem no Morumbis. O estádio do São Paulo.
Assim, voltando para 2006, a chuva não parou um só segundo. Encharcou camisetas azuis com o logotipo da banda em preto, calças jeans surradas, bonés, tênis e celulares com o jogo da cobrinha. Mas sem redes sociais e notificações insuportáveis. O tempo todo, todo o tempo.
Oasis no Brasil: chuva, sucessos e indiferença
Do que eu me lembro, estava tudo ali.
Liam encarando a plateia desafiador a cada música. Noel Gallagher tocando sua guitarra indiferente, como se tudo aquilo não fosse com ele. E os sucessos da banda. Um atrás do outro. ‘Wonderwall’, ‘Lyla’ e sempre ela: ‘Champagne Supernova’. E o povo cantou e cantou e cantou.
“How many special people chance?/How many lives are livin’ strange?”
Assim, o mundo e o Brasil mudaram. Passamos por mais um impeachment. Passamos por Bolsonato e pela pandemia. E hoje temos o mesmo presidente daquela época do show. O Oasis também mudou. Tanto que acabou. O que acaba agora com o retorno da banda, anunciado para o ano que vem. Turnê que vem ao Brasil.
Dessa forma, não esperem nada diferente daquele show em 2026. Liam desafiador, embora um pouco mais fofo, amolecido pela idade e pelas pancadas. E Noel indiferente como sempre. E rock britânico da melhor qualidade. Com hits, com crítica social e com um espírito de rebeldia difícil de encontrar hoje em dia – embora o Sleaford Mods esteja aí para me desmentir.
Liam e Noel: Oasis no Brasil em momentos distintos
Então, com o fim da banda britânica mais amada-odiada de todos os tempos, os irmãos Liam e Noel lançaram-se em carreiras solo simultaneamente. Era sem dúvida uma competição entre irmãos.
Sabe quando você brigava com o seu irmão pelo melhor lugar do sofá? Então, Liam e Noel continuaram a fazer o mesmo. Mesmo depois de velhos. E na frente de milhões de fãs que consomem tudo que eles lançaram.
Noel optou pelo caminho mais difícil para qualquer roqueiro que lança-se sozinho novamente. Sua High Flying Birds optou por um caminho de composições inéditas, com discos mais concentuais e que muitas vezes fugiam da fórmula consagrada do Oasis.
Liam fez o oposto.
Gravou um acústico para a MTV – misturando novas composições e sucessos da antiga banda. Fez o mesmo com um show gravado durante a pandemia no Rio Tamisa e assim foi tocando a vida. Nem o espetacular álbum deste ano gravado com John Squire fugiu à fórmula. Ambos trouxeram seus shows individualmente para o Brasil.
É assim o Brasil e o mundo em 2024. Mas será assim em 2025, quando os irmãos voltarem ao Brasil?
Difícil dizer.
De certo apenas que se os irmãos sobreviverem sem quebrar o pau até os shows em São Paulo, vai chover de novo por aqui. E a distante, fria e cinza Manchester nunca estará tão perto de São Paulo de novo.
Como sempre deveria ser.